O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença provocada pelo sistema imunológico e que pode atingir qualquer pessoa. Precisa ser tratada pois traz danos significativos para o organismo.
Nesse sentido, é uma das causas de doença vascular na retina e capaz de trazer danos à visão. É preciso conhecer a doença, a fim de poder agir em tempo hábil.
Como o lúpus é uma doença inflamatória, o paciente pode apresentar os olhos avermelhados. Essa condição pode ser acompanhada de dores de intensidade variada.
Além disso, manifestações de fotofobia (a luz incômoda) e visão embaçada também podem ocorrer. Alguns pacientes apresentam alteração na identificação das cores e do campo visual.
👁️No entanto, a simples presença da vermelhidão dos olhos sem causa aparente, acompanhada ou não de outros sintomas, deve procurar ajuda de um oftalmologista.
👨⚕️Apenas esse profissional poderá fazer o diagnóstico adequado e promover o tratamento específico.
Deve-se levar em conta, ainda, que a medicação prescrita para o tratamento do lúpus também pode ser potencialmente danosa para os olhos. Os corticoides, por exemplo, necessários para o tratamento de doenças autoimunes, são sabidamente indutores do glaucoma e da catarata.
‼️Por sua vez, outros medicamentos utilizados no tratamento, como os antimaláricos, podem ser tóxicos para a retina com danos variáveis desde o assintomático até a perda da visão. Por essa razão, o acompanhamento do oftalmologista durante o tratamento é ainda mais importante.
✍🏻Não deixe de agendar sua consulta com um de nossos oftalmologistas!