Você sabe a diferença entre glaucoma e catarata?
A catarata é um embaçamento da lente que existe dentro do olho e cursa com diminuição da visão, enquanto o glaucoma caracteriza-se por uma lesão no nervo óptico, e é causado pelo aumento da pressão ocular.
📌A catarata
O cristalino é uma LENTE intra ocular que permite a entrada de luz. Devido à degeneração , essa lente com o tempo pode se tornar cada vez mais opaca, o que caracteriza a catarata. Em casos mais leves, a catarata causa leves alterações de visão, mas conforme se desenvolve ela pode levar à cegueira total, já que a entrada de luz no olho é impedida.
A catarata é dividida em três classes:
• Congênita: já existente no nascimento.
• Secundária: adquirida ou agravada por diversos fatores decorrentes de outras doenças (como diabetes), tumores ou exposições.
• Senil: é ocasionada ao longo da vida e apresentada, na maioria dos casos, por pessoas acima de 50 anos, devido ao próprio envelhecimento dos olhos.
📌O glaucoma
Diferente da catarata, o glaucoma tem como principal característica o fato de ser irreversível. Essa perda definitiva de visão tem como causa a morte das células do nervo óptico e a lesão dos vasos sanguíneos, o que pode ser decorrente de má escoação do humor aquoso, um líquido que preenche uma pequena cavidade localizada entre o cristalino e a córnea.
Quando ocorre algum transtorno no ciclo do humor aquoso, o líquido se acumula na região e, com isso, aumenta a pressão intraocular, causando as lesões que originam o glaucoma. Com o nervo óptico comprometido, o cérebro deixa de receber os sinais antes transmitidos pelos olhos.
Existem dois tipos de glaucoma: o de ângulo aberto e ângulo fechado agudo. A diferença entre ambos está na drenagem do humor aquoso, cujo processo é feito pela malha trabecular. No caso do glaucoma de ângulo aberto, a capacidade de drenagem é abaixo do normal, enquanto na de ângulo fechado agudo a malha trabecular é obstruída.